É HORA DE LITERATURA!

Aula 01



A leitura do texto literário no Ensino Médio é sempre um desafio. É difícil convencer nossos alunos da importância de dedicar algum tempo à leitura, especialmente dos clássicos, já que o conhecimento não chega com o vento; ele é construído: tijolinho por tijolinho, step by step, palavra por palavra. Para convencer, vale até resposta do Yahoo respostas...


Por que estudar literatura no Ensino Médio? ( Yahoo respostas, MGoulart)

Um GATO reage ao ver a imagem de um PEIXE.
Um garoto reage, vibra, ao ver desenhos japoneses.

Mas o gato jamais vai CRIAR uma imagem mental,
seja ela de um peixe, de uma bola ou de uma flor.

Mas o garoto poderá CRIAR imagens MENTAIS que
ficarão fixadas em sua mente por muitos e muitos anos.

E estas imagens, fixadas, vão lhe dar “conhecimento”,
somar à sua inteligência, lhe dar o poder de comparar,
de analisar, lembrar, ensinar, etc.
E ele se tornará mais apto, mais capaz, devido a elas.
Sejam elas sobre Geografia, Química ou qualquer tema.

E qual é o melhor meio de aprender a criar imagens mentais ?
São as LETRAS e PALAVRAS. E os conjuntos de palavras.

Ou seja, a LITERATURA é um poderoso instrumento para
tornar você mais apta a “conhecer” e usar seus conhecimentos.

Ao lidar com as obras dos grandes mestres você estará
aprendendo a CRIAR IMAGENS MENTAIS, a partir das
frases, das palavras, das LETRAS. ( Repare que o nome
já diz : LITERATURA. Vem de LÍTERA. Ou LETRA )

E as imagens mentais são MUITO MAIS PODEROSAS
que as imagens visualizadas. Vou lhe dar um exemplo :

Veja na televisão a novela atual. Ela mostrará ao longo de
100 dias mais de 50 horas de IMAGENS SOBRE A INDIA.

E gaste 10 segundos para ler minha frase abaixo, com atenção:

“Na Amazônia brasileira talvez vivam 10 MILHÕES de pessoas.
Na Índia, do mesmo tamanho, há mais de 1 BILHÃO de pessoas.”

A televisão fornecerá 50 horas de imagens para seus OLHOS.
Minha frase, em 10 segundos, levará seu cérebro a CRIAR uma
imagem MENTAL sobre Amazônia, Índia, população, etc.

Daqui a UM ANO tente lembrar 10 minutos de imagens da novela.
Certamente terá esquecido. ( Tente lembrar AGORA de 10 minutos
de cenas de antigas novelas. Talvez até lembre... Mas as outras 49
horas certamente você já terá esquecido. )

Mas minha simples frase pode ficar no seu cérebro para sempre !

Isto por que o SEU cérebro CRIOU uma imagem MENTAL.
Daqui a anos você lembrará o tamanho e a população da Índia.
A imagem que VOCÊ criar será clara e duradoura.

Mas, não é só este o poder da LITERATURA. Ela vai mais longe.

Procure uma pessoa católica e peça para rezar uma “Ave Maria”.
Quando ela acabar, pergunte : “O que foi DITO por você ?”
Certamente ela responderá: “Foi uma ORAÇÃO”.

Agora, peguem lápis e papel e escrevam as palavras da Ave Maria.
Coloquem os pontos, as vírgulas, as exclamações, etc.
Depois leiam palavra-por-palavra. E reparem em cada uma.
Por exemplo “Ave Maria” é uma saudação :
“Salve Maria !” . Ou “Viva Maria !”

E criem imagens mentais para as FRASES desta ORAÇÃO.

E vão descobrir que fizeram SETE ELOGIOS e UM PEDIDO !

Então perceba : Uma “oração” já repetida centenas de vezes
MUDOU de SIGNIFICADO porque você deu atenção às suas
LETRAS ( Líteras ), atenção às suas PALAVRAS e às várias
FRASES que compõem a ORAÇÃO. ( E você também notou
que “oração” tem mais de um significado ! )

A Literatura ajudou a compreender melhor !

Não despreze a LITERATURA. Ela lhe dará meios de ganhar
mais saber, ter mais capacidade, ter mais PODER !

E perdoe a televisão, o computador, a internet, o celular, os
professores incompetentes e até os amigos que valorizam
o VISUAL e esquecem o CONHECER.

Eles, como o gato, não são mal intencionados.
Apenas estão se limitando a reagir às imagens dos peixes
e às outras que lhe sejam OFERECIDAS.

E estão desprezando o fabuloso PODER de CRIÁ-LAS !

Esta é uma das diferenças entre a gente e os gatos.

____________________________________________________________________________
ESCOLAS LITERÁRIAS

VAMOS COMEÇAR DO COMEÇO

Escola Literária ou Movimento Literário é o nome dado a todos os acontecimentos históricos envolvendo a literatura desde a invenção da escrita até os dias atuais. (Wikipédia)

UM POSSÍVEL CONCEITO

Há complicações quanto a possíveis conceitos de escola literária. Digamos que cada agrupamento de produção literária, influenciado por características da sociedade de uma determinada época, seja chamado de Escola Literária ou Movimento Literário. (conceito criado pela professora)

E O QUE MAIS?

Existiram várias escolas literárias. Iremos nos ater principalmente às escolas literárias do Brasil, que iniciam com o QUINHENTISMO, mas é preciso conhecer um tanto da história de Portugal para darmos início aos estudos das escolas literárias no Brasil. Os movimentos literários fizeram revolução em todo o mundo, afinal as artes refletem sentimentos e anseios das gerações.

COMEÇANDO POR PORTUGAL

Trovadorismo       Humanismo            Classicismo              Renascimento



Agora para descontrair:  Funk do Trovadorismo



Quem foi Dom Dinis?



Sexto rei de Portugal (1279-1325), nascido em Lisboa. Adotou o vernáculo (próprio de um país, nação, região) nos documentos oficiais e fundou a primeira universidade do país, que funcionou entre Lisboa e Coimbra, até se fixar nesta última cidade. D. Dinis emancipou a língua ao decretar que os documentos oficiais deixassem de ser escritos em latim e passassem a ser redigidos em português corrente. Uma medida simbólica que a par de outras criou definitivamente uma nação. Este é o começo da língua portuguesa  Poeta e protetor de trovadores e jograis, também foi apelidado de O Rei-Poeta ou O Rei-Trovador pelas cantigas que compôs e pelo desenvolvimento da poesia trovadoresca a que se assistiu no seu reinado. Compôs também cerca de 140 cantigas líricas e satíricas.

http://expressodalinha.blogspot.com/2009/06/d-dinis-importancia-da-lingua.html   
+ informações sobre Dom Dinis.

Do ponto de vista literário, as cantigas líricas apresentam maior potencial, pois formam a base da poesia lírica portuguesa e até brasileira. Já as cantigas satíricas, geralmente, tratavam de personalidades da época, numa linguagem popular e muitas vezes obscena.

• Cantigas de amor

Origem da Provença, região da França, trazidas através dos eventos religiosos e contatos entre as cortes. Tratam, geralmente, de um relacionamento amoroso, em que o trovador canta seu amor a uma dama, normalmente de posição social superior, inatingível. Refletindo a relação social de servidão, o trovador roga a dama que aceite sua dedicação e submissão.  Eu-lírico - masculino

• Cantigas de amigo

Neste tipo de texto, quem fala é a mulher e não o homem. O trovador compõe a cantiga, mas o ponto de vista é feminino, mostrando o outro lado do relacionamento amoroso - o sofrimento da mulher à espera do namorado (chamado "amigo"), a dor do amor não correspondido, as saudades, os ciúmes, as confissões da mulher a suas amigas, etc. Os elementos da natureza estão sempre presentes, além de pessoas do ambiente familiar, evidenciando o caráter popular da cantiga de amigo. Eu-lírico - feminino

• Cantigas satíricas

Aqui os trovadores preocupavam-se em denunciar os falsos valores morais vigentes, atingindo todas as classes sociais: senhores feudais, clérigos, povo e até eles próprios.

o Cantigas de escárnio - crítica indireta e irônica
o Cantigas de maldizer - crítica direta e mais grosseira

http://prateleiraonline.blogspot.com/      (Para você, que tem sede de conhecimento, aqui tem + informações)

A prosa medieval retrata com mais detalhes o ambiente histórico-social desta época. A temática das novelas medievais está ligada à vida dos cavaleiros medievais e também à religião. A Demanda do Santo Graal é a novela mais importante para a literatura portuguesa. Ela retrata as aventuras dos cavaleiros do Rei Artur em busca do cálice sagrado (Santo Graal). Este cálice conteria o sangue recolhido por José de Arimatéia, quando Cristo estava crucificado. Esta busca é repleta de simbolismo religioso. O valoroso cavaleiro Galaaz consegue o cálice.



posted under |

1 comentários:

Rafaela Casemiro disse...

Olá, Aline! Parabéns pelo trabalho! Seu blog está interessantíssimo!
Taiza, Rafaela e Elisângela
PROLER Joinville

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Quem sou eu

Minha foto
Professora de Língua Portuguesa e Literatura da rede pública estadual nas séries de Ensino Fundamental e Médio. Amante de música. Libertária. aline.correio@gmail.com

Diagnóstico Social

Diagnóstico Social
Diagnóstico Social da Criança e do Adolescente de Joinville

Followers


Recent Comments